Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Ex-Vereadores

Pedro Esmério da Silva

  • Nome Completo : Pedro Esmério da Silva
  • Partido Atual: ARENA

Biografia do Vereador

Ele foi o quinto Chefe do Poder Executivo Municipal. Sua gestão teve início em 1º de fevereiro de 1976 e durou seis anos - seu mandato foi prorrogado por dois anos, tendo ficado no cargo, portanto, até 31 de janeiro de 1983. Antes de ser prefeito, elegeu-se vereador em 1961 pela UDN e depois, em 15 de novembro de 1972, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena).

 

Pedro Esmério foi sucessor de Alfredo Melo Sobrinho e, uma de suas marcas na administração foi a conclusão das obras do prédio onde funcionam atualmente a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, iniciadas na gestão anterior.

 

Administrando ao lado do vice-prefeito Erionildes Muniz dos Santos, Pedro Esmério concluiu ainda a construção do Posto de Saúde da sede do município e investiu na construção de banheiros carrapaticidas.

 

A educação também recebeu atenção especial. Construiu escolas em Salto dos Marianos, Coxilha dos Adrianos, Ermida, Passo Teodoro Bento, Rincão dos Albinos, Morro da Capoeira, Rincão dos Muniz, Rincão dos Martins, Val Ruim e Fazenda dos Pinheiros. Outra prioridade de seu governo foi o desenvolvimento da agricultura e da agropecuária. A instalação de balanças para o gado fez parte de suas ações.

 

Pedro Esmério da Silva foi sócio fundador da Fundação Hospitalar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ele tornou-se o primeiro cliente do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) no município, posto instalado na residência de Ariovaldo Ribeiro (Valdão).

 

Filho de Leovegildo Esmério da Silva e Ana Corrêa de Melo, casou-se com Cacilda Corrêa Motta. Pedro e Cacilda tiveram oito filhos: Maria Aparecida, Maria Lúcia, lvanildes Terezinha, Antônio Lori, Terezinha, Francisco Soli, Erlita e Sadi (in memorian).

1973 - 1976
  • Coligação: ARENA - Aliança Renovadora Nacional
  • Nº Votos: 371