Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Ex-Vereadores

Valdemar Rosa dos Santos

  • Nome Completo : Valdemar Rosa dos Santos
  • Partido Atual: PSD

Biografia do Vereador

Seu nome ficará gravado para sempre na história política de São José do Cerrito. Valdemar Rosa dos Santos foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores do município. Em 2 de março de 1963 ele sancionou e promulgou a Resolução nº 5 que estabelecia o Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

Ao entrar para a política, por influência de seu pai Avelino Rosa dos Santos, que foi vereador quando São José do Cerrito era ainda distrito de Lages, em 1954 - queria contribuir para a melhoria da qualidade de vida da cidade que começava a nascer a partir da emancipação político-administrativa.

Eleito vereador em 7 de outubro de 1962, Valdemar acabou sendo escolhido pelos companheiros para presidir o Legislativo Municipal que dava também, assim como o Município, seus primeiros passos. Presidiu a Câmara em 1963, ocupou o cargo de 1º Secretário em 1964 e 1965 e voltou a presidência em 1966.

Entre os projetos que deu entrada na Casa do Povo, destaca-se o pedido de abertura da estrada entre Santo Antônio dos Pinhos, passando por Erva Doce E Coxilha dos Adrianos até São João, e a reivindicação de implantação de linha de ônibus entre as localidades de Santo Antônio dos Pinhos, Erva Doce e Coxilha dos Adrianos.

Outra preocupação de Valdemar era a mecanização do Parque Municipal. Quando encerrou sua gestão, havia já uma caçamba, uma patrola, além de automóveis como uma Rural, um Jeep e uma ambulância.

Entre suas atividades apolíticas estão a participação como festeiro da Matriz e o cargo de secretário da Associação de Pais e Professores do Grupo Escolar Rubens de Arruda Ramos, atual EEB Rubens de Arruda Ramos, no bairro Conta Dinheiro, em Lages.

Filho de Avelino Rosa dos Santos e Erminda Orlandi dos Santos, Valdemar nasceu em Capinzal (SC), em 30 de janeiro de 1936. Estudou até a 5ª Série e trabalhou em indústria madeireira de propriedade de seu pai e, também na agricultura.

Casado com Herdy Beda Fett Santos (in memorian), é pai de Vanderlei Ambrósio, Valcir José, Maria Aparecida, Márcia Bernadete e Volnei Marcos. Tem 12 netos e duas bisnetas. Hoje aposentado, Valdemar vive em Lages, para onde transferiu residência ainda em 1968.

1963 - 1966
  • Coligação: PSD
  • Nº Votos: 236