Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Ex-Vereadores

Alfredo Melo Sobrinho

  • Nome Completo : Alfredo Melo Sobrinho
  • Partido Atual: ARENA

Biografia do Vereador

Começou sua vida política como membro da comissão de emancipação do município. Inspirado pelo então líder político doutor Laerte Ramos Vieira, elegeu-se em seu primeiro mandato de vereador para a primeira legislatura, de 1963 a 1964, sendo reeleito para a segunda legislaturas, de 1964 a 1970, e reeleito para a terceira legislatura, de 1973 a 1977, alcançando nessa última a expressiva votação de 835 votos de um colegiado de 3.339 votos, sendo a maior votação proporcional até a presente data.

 

Elegeu-se prefeito para o período de 1973 à 1977 em primeiro mandato para o poder executivo e em segundo mandato para o período de 1983 e 1988. No primeiro mandato de prefeito oficializou o Hino de São José do Cerrito de autoria de Célio Garcia e a Bandeira oficial do Município. A construção de obras públicas foi a marca de seu governo.

 

Principais Obras - A reurbanização, saneamento, do perímetro urbano da cidade de São José do Cerrito e o reaparelhamento da administração pública, com construção de novos prédios foi sua principal meta administrativa. Iniciou a construção da Prefeitura Municipal concluída na administração de Pedro Esmério da Silva, quando exercia o cargo de oficial de gabinete e secretário de obras. Ampliou o hospital do município com convênio da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Adquiriu e construiu o parque de eventos - Centro Comunitário. Deu início ao calçamento da Avenida Anacleto da Silva Ortiz. Construiu o Posto de Saúde. Instalou o Escritório da CASAN e a construção de um poço artesiano. Promoveu a construção das pontes no rio Goiabeira - Fúlvio Neves-, Luiz Ronsoni e rio Passo Fundo.

 

Em convênio com o Estado e o Município de Campo Belo do Sul construiu a ponte do travessão sobre o Rio Caveiras ligando os dois municípios e a balsa Pedro Câncio sobre o rio Caveiras. Recuperou e ampliou a malha viária municipal e solicitou ao Estado a implantação da Estrada que liga São José do Cerrito às Curitibanos.

 

Na área da educação recuperou as salas de aula no interior do município, construindo em convênio com a Secretaria de Estado da Educação dois colégios de segundo grau: Escola Laudelino de Souza Medeiros, em Rincão dos Albinos e Escola Leovegildo Esmério da Silva, na localidade de Salto dos Marianos.

 

Reformou com convênio com a Secretaria de Estado da Educação o Colégio Estadual Simplício dos Santos, e com sua participação, denominado Colégio Mauro Gonçalves Farias. Construí em convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública a primeira Delegacia de Polícia. Foi Secretário de Educação do Município de 1977 a 1983, Secretário de Educação, quando também respondeu pelo departamento de obras.

 

Como prefeito, foi eleito Presidente da AMURES, exercendo o cargo de conselheiro do Conselho Administrativo e Fiscal da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Na presidência da AMURE adquiriu o prédio da sede administrativa localizada na rua Otacílio Vieira da Costa, 112, em Lages.

 

Foi por diversas vezes presidente do Clube 25 de Julho, e um dos fundadores e atleta do Juventus Futebol Clube. Presidente por diversas vezes da Fundação Médica Assistencial do Trabalhador Rural de São José do Cerrito, órgão mantenedor do hospital.

1970 - 1972
  • Coligação: ARENA - Aliança Renovadora Nacional
  • Nº Votos: 835
1967 - 1969
  • Coligação: ARENA - Aliança Renovadora Nacional
  • Nº Votos: 363
1963 - 1966
  • Coligação: UDN
  • Nº Votos: 312