Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Vereadores

Allier Melo

  • Nome Completo : Allier Miguel Melo
  • Partido Atual: PP
  • Nº Votos: 349

Biografia do Vereador

Allier Miguel Melo

Liderança política em sintonia com seu tempo. Allier Miguel Melo, advogado e professor, procura inovar os procedimentos e a prestação dos serviços públicos e, para isso, foi necessário modernizar.

Na política, e, na função de vereador, dentro das prerrogativas do cargo, priorizou a honradez e o respeito ao povo cerritense. Na presidência do Legislativo Municipal fortaleceu a participação da comunidade junto ao legislativo, implementou ações inovadoras, com transparência, publicando os atos para conhecimento de suas ações; na defesa dos interesses públicos, articulando junto com a classe política, empresarial e o Ministério Publico diversas ações de interesse do município e da região; pela probidade administrativa, investigando e analisando as contas municipais; agilizando os serviços com novas atividades e fortalecendo o Poder Legislativo.

Disputou quatro eleições para vereador, venceu três. O primeiro mandato foi pelo Partido da Frente Liberal (PFL); depois se elegeu pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB) tendo a votação mais expressiva entre os candidatos proporcionais, alcançando o índice de 10% de votos válidos; posteriormente pelo Partido Progressista (PP) partido pelo qual cumpriu, seu terceiro mandato.

Concluiu em 2003 o Ciclo de Estudos de Política e Estratégia, promovido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG - SC). Participou de diversos eventos, cursos e encontros políticos em Santa Catarina, no Brasil e no exterior.

Na busca constante do aprimoramento político, e, administrativo - esteve na Europa; e, na Holanda, manteve audiência oficial representando a Câmara Cerritense, contando com isso com o apoio da Secretária de Estado de Relações Internacionais que proporcionou os contatos com o burgemeester G.C.G.M RABELINK - prefeito nomeado pela rainha na cidade de MaasbreeBaarlo - e, em Den Haag (Haia), visitou a 2ª Câmara (Congresso dos Deputados), e o Palácio da Paz.

Político atuante, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina chefiou o Gabinete do deputado Adilson Ventura e ocupou o cargo de Assessor do deputado Ivan Ranzolin.

Como fundador e presidente da União dos Vereadores da Região Serrana de Santa Catarina (UVERES), idealizou e criou o Curso de Formação Política de grande repercussão para o desenvolvimento regional.

Na União dos Vereadores do Brasil Região Sul (UVB) - entidade de nível nacional- ocupou o cargo de Secretário.

Allier Melo teve sua primeira experiência administrativa ao presidir o Centro Cívico Castelo Branco, nos tempos do CIL, em Lages e, diretor do Daclobe (Diretório Acadêmico Clóvis Bevillaqua) na FURB em Blumenau; presidiu também a Juventude Democrática Catarinense de São José do Cerrito (JDC), a Executiva Municipal do PFL, a Executiva Municipal do PPB e a Executiva Municipal do PP Cerritense.

O gosto pela política e o respeito à comunidade herdou de sua família. Seu pai, Alfredo Melo Sobrinho, foi eleito vereador por três legislaturas, e outras duas vezes prefeito do município de São José do Cerrito.

Seus estudos foram iniciados no antigo Grupo Escolar Prof. Simplício dos Santos, atual EEB Mauro Gonçalves Farias, em São José do Cerrito; concluiu o 2º Grau no Colégio Industrial (CIL), atual EEB Lages. Formou-se em Ciências de 1 º Grau pela Faculdade de Ciências e Pedagogia de Lages (FACIP/UNIPLAC). É bacharel em Direito formado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Natural de São José do Cerrito, registrado em Lages (SC), Allier Miguel Melo nasceu em 29 de setembro de 1957 e é casado com Silvana Maria Melo da Costa. 

2017 - 2020
  • Coligação: Cerrito não pode parar
  • Nº Votos: 349
2009 - 2012
  • Coligação: Cerrito no Caminho Certo
  • Nº Votos: 309
2005 - 2008
  • Coligação: Todos por um Cerrito Melhor
  • Nº Votos: 366
2001 - 2004
  • Coligação: Mais Cerrito
  • Nº Votos: 635
1993 - 1996
  • Coligação: União Cerritense
  • Nº Votos: 296